Estimulando o seu bebê de forma saudável

Os bebês logo que nascem reconhecem pelo menos uma voz, a da mãe. Esse é um dos primeiros sentidos despertados. Descubra como estimular seu pimpolho de forma correta nos primeiros anos de vida

 

Ter um bebê não é tarefa simples. Apesar de extremamente prazeroso e compensatório, dar à luz requer maturidade e disponibilidade para preparar o bebê para o mundo que o espera lá fora.
O estímulo começa desde o nascimento. A partir desse instante, o recém-nascido observa tudo à sua volta. De acordo com a psicopedagoga Betina Serson, ele pode ser estimulado a todo o momento, mas é necessário evitar brincadeiras violentas ou atitudes muito agressivas. Este tipo de comportamento pode assustar a criança. Outra recomendação é conversar bastante com o filho. Dessa forma, o serzinho indefeso começa a assimilar pensamentos e emoções.
“Brincadeira é a sabedoria da infância. É algo que não precisa ser ensinado e, mesmo assim, para que dê frutos mais tarde, tem que ser encorajado e apreciado. Para uma criança pequena, o adulto é um facilitador que a protege e que, por meio das brincadeiras, descobre de si mesmo uma infância que faz bem à saúde e é estimulante em relação à vida”, dizem Christopher Clouder e Janni Nicol, autores do livro Brincadeiras Criativas Para o Seu Bebê.
Segundo os autores, quanto mais a criança brinca, mais ela aprende. Brincar é uma atividade inteiramente absorvida e não pode ser negligenciada, não pode ser vista como uma atividade para ocupar o tempo livre. Ela abrange o humor, a arte, o bem-estar físico, os relacionamentos humanos, a conscientização do ambiente que cerca os pequenos e dá noção do “eu” no espaço.
O ambiente em casa deve ser seguro, isto é, a criança não pode ter acesso a materiais quebráveis, remédios e produtos de limpeza. Os riscos precisam ser mantidos bem afastados dos pequenos. Não é necessário mudar a decoração da casa, arrastar móveis para o canto e tirar enfeites do lugar. O indispensável é a atenção!
“No começo, a criança precisa de muita supervisão para aprender a andar entre os móveis e objetos, mas com o tempo ela se acostuma”, diz a psicopedagoga Betina Serson.
Outro cuidado simples é afastar os bebês de barulhos excessivos e muita luz. Seguir uma rotina, criar hábitos e regras é muito importante. Estabelecer um cronograma diário desde cedo é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê e representa organização e estabilidade. “A rotina acalma a criança e dá menos ansiedade”.
As tarefas e atividades repetidas garantem sensação de segurança. “O bebê saberá o que vem depois de acordar, de comer ou tomar banho”, explica a especialista. Os profissionais na área de educação também aconselham que, quando os cuidadores forem mudar o ritual do cotidiano, avisem, mas não com muita antecedência, já que os pequenos não têm noção exata de tempo, o que pode provocar ansiedade.
As histórias infantis, principalmente as clássicas, são muito importantes para o estímulo. “Evite assustar a criança com bruxas ou monstros. Isso pode não ser muito bom. Cantar e dançar também podem ser atividades feitas desde que o nenê nasce”. Segundo Serson, um ótimo estímulo é conversar com o bebê, mesmo que você ache que ele não esteja entendendo. “Na verdade, a criança compreende o que está sendo falado através do tom da voz e da mudança do corpo. Por isso, quando os pais discutem ou manifestam alguma atitude agressiva próximo ao nenê, ele começa a chorar ou fica irritado”.
Durante as brincadeiras, os adultos só precisam tomar alguns cuidados como, por exemplo, comprar brinquedos adequados à faixa etária. Eles também não podem ser agressivos ou ter peças muito pequenas, para evitar que a criança engula. “Os brinquedos como armas ou monstros agressivos não devem ser entregues às crianças em nenhuma idade”, orienta a pedagoga. A profissional ainda estabelece que os responsáveis minimizem ao máximo brincadeiras violentas e agressões verbais.
É extremamente positivo que o bebê se relacione com adultos e também com crianças mais velhas, desde que se tome cuidado com a diferença de idade e os pais não percam a atenção. “Crianças até uma determinada idade muitas vezes não sabem dos cuidados que se deve ter com o bebê”. A mesma ressalva vale para alguns adultos que não necessariamente sabem como lidar e cuidar dos pequenos. O ideal é supervisionar.
Segundo a obra Brincadeiras Criativas Para o Seu Bebê, a criança precisa de uma família segura e os pequenos que foram ou são criados sem nenhum adulto por perto jamais conseguirão atingir todo o seu potencial humano. “As crianças que crescem isoladas em seus primeiros anos de vida e não se relacionam com outras pessoas jamais conseguirão recuperar essa experiência, mesmo que recebam muitos cuidados e atenção quando mais velhas”.

 

INTERAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

 

Saiba o que é e o que não é apropriado para estimular o seu bebê.

 

APROPRIADO

 

>> Os adultos devem falar com o bebê usando um tom de voz suave, linguagem simples e olhando no olho do pequeno.
>> Os adultos antes de saírem andando com o bebê no colo precisam explicar, com pouca antecedência, para onde estão indo e o que vão fazer.
>> A rotina do dia a dia deve ser seguida e os cuidadores precisam explicar o que vem a seguir.
>>Os adultos ouvem e reagem aos primeiros sons e ao balbucio do bebê.
>> Quando o nenê chora ou mostra que está desconfortável através da linguagem corporal, deve ser prontamente atendido.
>> As brincadeiras são no nível do desenvolvimento do bebê.
>> O bebê deve ser incentivado a brincar no seu nível de desenvolvimento.
>> Os pais precisam falar e cantar com frequência com o filho, interagindo de forma alegre.
>> Os bebês precisam ser atendidos e respeitados nas suas necessidades básicas de sono e comida.
>> As crianças devem ser elogiadas ao conseguirem executar alguma tarefa.

>> A casa ideal é bem ventilada e o ambiente não é nem muito frio e nem muito quente.
>> Opte por uma boa variedade de músicas para que seu filho ouça e se movimente ao ritmo.
>> Os livros devem estar à disposição dos babys e feitos com material apropriado, com cartolina grossa e sem pontas que possam machucar.
>> Os brinquedos são de pesos e tamanhos adequados ao desenvolvimento físico do bebê e não podem ser engolidos.
NÃO APROPRIADO
>> Os adultos usam tom agressivo ao falarem com os filhos, falam alto e são duros. A linguagem é infantilizada.
>> Movem os bebês de um lado para o outro sem a menor explicação.
>> Não existe uma rotina fixa e a criança não é envolvida no que vem a seguir.
>> Os adultos ignoram os balbucios dos filhos.
>> O choro ou desconforto é ignorado pelos pais.
>> O adulto goza ou ridiculariza as brincadeiras do bebê.
>> O adulto impõe brincadeiras que não são do nível de desenvolvimento do filho.
>> Os pais se entretêm sozinhos assistindo televisão ou ficam no computador, não existindo nenhuma interação com o pequeno.
>> Os pais não atendem prontamente às necessidades básicas do bebê.
>> Os pais atendem às necessidades dos filhos conforme a sua própria. A comida é usada como castigo ou recompensa.
>> Os pais exigem tarefas dos bebês que são superiores ao desenvolvimento dos filhos.

>> A casa é muito quente ou muito fria.
>> Música é usada como distração sem interação.
>> Os livros não estão à disposição o tempo todo e são feitos de papel fino que rasgam com facilidade.
>> Os brinquedos não são seguros e representam perigo ao bebê.

 

PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 18 MESES
NÃO APROPRIADO
1- Os pais não esperam as respostas dos filhos e não mantêm diálogo.
2- Os pais ficam impacientes e resolvem pelos filhos os conflitos e muitas vezes tomam partido.
3- Os filhos são criticados constantemente pelos pais e não são reconhecidos pelos esforços e tarefas atingidas.
4- Os pais pedem o que querem usando agressividade e falta de educação.
5- Os pais não brincam com os filhos por se sentirem tolos ao brincar.
6- Os pais, ao contarem uma história, não dão oportunidade aos filhos de participarem.
7- Os pais exigem um trabalho final perfeito, muitas vezes além da idade dos pequenos.
8- Os brinquedos e materiais são trancados e a criança não tem muita oportunidade de explorar o ambiente em que vive.
APROPRIADO

1- Os pais passam a conversar com os filhos. Eles perguntam e aguardam a resposta do filho.
2- Os pais ajudam os filhos a resolverem seus próprios conflitos. Eles modelam a resolução de conflitos.
3- A criança é elogiada quando realiza alguma tarefa dentro do desenvolvimento da sua idade.
4- Os pais educam ao pedirem alguma coisa, por exemplo, instruindo a pedir, por favor, e obrigado.
5- Os pais brincam com os filhos usando a imaginação e criando situações de fantasia, utilizando bonecos, carrinhos e outros brinquedos dos filhos.
6- Os pais leem para os filhos com frequência, contam histórias utilizando bonecos, cantam e criam oportunidades para os filhos participarem.
7- Os pais elogiam os trabalhos que as crianças trazem para casa.
8- Os filhos têm oportunidade de explorar o ambiente em que vivem e têm brinquedos e materiais de artes plásticas disponíveis.

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