Líquidos: Um bem necessário

A ingestão de líquidos é essencial para a saúde de todas as pessoas. Além de hidratar o corpo, eles evitam alguns problemas, como ressecamento da pele, dos cabelos e das mucosas e a temida prisão de ventre.

A água é a fonte mais adequada de hidratação. Os alimentos possuem uma porcentagem da substância em sua composição, mas não são suficientes para substituí-la. Não há uma recomendação fixa de ingestão de líquidos. Ela pode variar de pessoa a pessoa. O indicado, normalmente, são 2 litros e meio. É importante que pelo menos metade do consumo seja somente água. O restante pode ser por meio de sucos de frutas e chás, por exemplo.

O leite também é considerado uma bebida extremamente importante, pois contém em sua composição nutrientes e fontes de vitaminas para o organismo. Por ser uma fonte de cálcio, o leite ajuda a construir uma boa formação óssea. Para quem tem intolerância à lactose, uma boa opção são as bebidas de soja. Elas também são uma ótima dica para aqueles que desejam levar uma vida mais saudável, pois não possuem colesterol, nem gordura e são fontes de vitamina e proteínas.

O grande vilão é o refrigerante. Como não possui nenhum nutriente, ele não hidrata o corpo. A água presente na bebida não compensa a falta de substâncias benéficas. É preferível substituir pelo suco, mesmo que industrializado, pois contêm vitaminas e alguns são enriquecidos com nutrientes.

Na gravidez, a necessidade de ingestão de líquidos é ainda maior, pois as grávidas têm uma pré-disposição a infecções urinárias e o consumo de bebidas ajuda na prevenção dessas enfermidades. As bebidas mais recomendadas para as gestantes são água mineral e sucos de fruta da época, de preferência sem açúcar ou com adoçante sucralose (indicado para gestante). Os chás calmantes, como erva doce e camomila também são indicados. Aliás, os chás são excelentes pedidas para quem quer emagrecer: sem açúcar, gordura e nenhuma caloria. E tem mais: ainda aumentam a capacidade de concentração.

Mas para evitar uma má digestão, não beba líquidos durante as refeições. Essa mistura pode causar um desconforto abdominal ou prejudicar a absorção de nutrientes contidos nos alimentos. O ideal é aproveitar sua bebida favorita enquanto não estiver comendo e se deliciar!

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