Manchas no corpo, como tratá-la?

PRODUTOS

 

 

 

Filtro solar diariamente – já no hidratante, logo pela manhã! Fator de proteção entre 10 e 15 é suficiente na cidade. Para praia, piscinas e esportes, prefira filtros à prova d’água com FPS 45 ou 60 no rosto.

Vitamina C – cremes e seruns contendo esse poderoso anti-radical livre conferem resistência da pele ao dano solar. A vitamina C clareia e refina, revertendo parte do desgaste. Podem ser aplicados a qualquer hora, isoladamente ou junto com hidratantes e nutritivos.Gosto de usá-la tanto de dia como em noites alternadas com ácido, deixando a pele recuperar-se enquanto descansa.

Hidroquinona + Ácido retinóico – Fórmulas feitas com estes componentes a serem usadas 3 ou 4 vezes por semana, em casa, pela própria pessoa, são de primeira escolha para o tratamento de manchas. A concentração dependerá do tipo de pele, profundidade da mancha e fatores individuais. Causam descamação e deixam a pele levemente rosada. Usados exclusivamente à noite, a partir do fim do verão, são receitados numa consulta simples ao dermatologista.

          Quando os produtos sozinhos não conseguem eliminar todas as manchas, os dermatologistas usam seu arsenal de procedimentos. Meu preferido é:

 MICROCAUTERIZAÇÃO SALPICADA, – simples e de grandes resultados. É necessário sempre um teste antes. É usado um aparelho delicado, com ponta muito fina e precisa que emita carga elétrica gerando energia térmica. Vai-se cauterizando salpicadamente toda a superfície da mancha. Formam-se crostas que caem após 8 dias. Surge pele rosada que gradualmente, ao longo de 15 dias, vai tomando o aspecto normal e claro.

O tratamento prévio e posterior com ácido retinóico contribui para o melhor resultado deste método.

 Normalmente são necessárias de 2 a 3 sessões espaçadas a cada 30 dias

 –                      Neve Carbônica

Ideal para louras e ruivas e peles bem claras, quase indolor, há risco de hiperpigmentação em morenas, baixo custo. A ponta congelada de um aparelho congelado é aplicada sobre as lesões que são destruídas pelo frio intenso. Deixa igualmente crostas pelo mesmo tempo que o anterior. São necessárias cerca de 3 sessões e cada área até que fique perfeito.

 –                      Peelings

 Peeling de Retinóico (3-7 sessões) – usado em sardas, melasmas, cloasmas, manchas pós-acne, sardas escuras e brancas. O rosto descama por 1 semana, mas a descamação pode ser disfarçada com cremes hidratantes.

 Peeling de Resorcina- 1-2 sessões – Ótimo para manchas pós-acnes e sardas Deixa rosto acastanhado e áspero por 1 semana, a descamação é bem visível por 8-10 dias, difícil de ser disfarçada. Pode ser usado em todos os tipos de pele, é muito seguro.

 Peeling de ATA (ácido tricloroacético) – uma sessão. Muito eficiente em sardas, melanoses, queratoses, manchas e marcas pós-acne.   Deixa a pele com crosta castanha e áspera por cerca de 15 dias e depois, pele rosada por mais 15 dias.Há necessidade de intensa proteção e restrição solar por 2 meses. Há o risco de manchar em morenas. Ideal para louras, ruivas e peles bem claras.

        Quantum (Laser + Luiz Intensa Pulsada) – O aparelho Quantum é atualmente o mais usado para resolver as manchas avermelhadas do pescoço, que até então representavam um problema de difícil resolução com ótimo resultado. É útil também para melanoses. 

      TERAPIA FOTODINAMICA – “ALA-PDT” – o mais moderno tratamento para manchas, asperezas, imperfeições e envelhecimento, que surgiu inicialmente com a finalidade de tratar e prevenir o câncer de pele, mas depois provou sua eficácia estética. A técnica rápida e simples se utiliza de um ácido fotossensibilizante, o ácido amino levulílinico, o ALA aplicado sobre a pele, e deixado por cerca de 40 minutos. Em seguida a pele é exposta a uma fonte de luz especial por 20 minutos, provocando a intensa renovação das células cutâneas. Não é dolorido, há apenas uma sensação de ardor, vermelhidão local e descamação posterior.

     A pele se recupera em cerca de 8 dias, o resultado  é uma pele clara, viçosa e brilhante, significantemente rejuvenescida e normalmente se faz apenas 1 sessão ou 2, em casos de pele mais danificada. Pode ser feita no rosto, mãos, colo, pescoço e braços.

          Dessa forma é possível apagar com presteza as manchas e mirar-se no espelho com confiança e satisfação.

 

                                Ligia Kogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *