Mitos e verdades sobre a alimentação do seu filho

Muitos pais enfrentam uma verdadeira batalha na hora das refeições. Depois de broncas, ameaças, choros e manhas, alguns se dão por vencidos e acabam deixando que a própria criança decida o que vai comer ou até se vai comer. Diante dessa dificuldade, a pergunta que vem a cabeça é: como evitar consequências futuras da possível falta de nutrientes? É justamente neste momento que os suplementos/complementos nutricionais mostram-se como uma boa opção. Por outro lado, com a grande a oferta de produtos e informações, fica difícil decidir qual escolher. Minha sugestão é montar uma espécie de guia para os pais, que possa esclarecer as principais dúvidas sobre a introdução desses alimentos na dieta infantil.

PediaSure, alimento em pó desenvolvido pela área de nutrição da Abbott, é um dos principais produtos deste segmento disponíveis no mercado. Rico em carboidratos e lipídios, pode ser usado como suplemento ou complemento alimentar para crianças picky eaters – termo em Inglês usado para definir crianças com dificuldades alimentares, que pode ser traduzido como comedores seletivos.

Fonte de proteína, o produto oferece distribuição calórica balanceada. Graças à carnitina e à taurina, aminoácidos que favorecem o metabolismo dos ácidos graxos, Pediasure auxilia no desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC) e da retina. O alimento é isento de glúten e lactose, contém 29 vitaminas e minerais, atendendo 100% das exigências e recomendações diárias permitidas pelo Conselho de Pesquisas da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O produto ainda oferece cálcio, fósforo, zinco, cobre e ferro, contribuindo para um desenvolvimento e crescimento saudável da criança.

 Mitos e verdades sobre o consumo desses alimentos:

 Suplemento/complemento nutricional infantil é indicado para qualquer criança, maior de um ano, que não se alimenta bem.

VERDADE – Os suplementos/complementos nutricionais são alimentos, por isso, não têm contra-indicação. No caso de Pediadure, pode ser consumido inclusive por crianças com intolerância à lactose ou glúten.

 Suplemento/complemento nutricional pode fazer com que a criança engorde descontroladamente.

MITO – Quando o suplemento tem fórmula balanceada e equilibrada, principalmente no que diz respeito à distribuição calórica, não interfere no aumento de peso da criança normal. Pediasure, por exemplo, é normocalórico, isto é, cada mililitro do produto corresponde a uma caloria e por isso não engorda, quando não há necessidade.

O suplemento/complemento nutricional não atrapalha, nem substitui as refeições.

VERDADE – Como o próprio nome diz, o complemento/suplemento nutricional é uma alternativa de incrementar a dieta infantil. Pediasure não interfere no apetite da criança, pois sua fórmula permite que seja facilmente digerido e absorvido pelo organismo. Não tem como objetivo substituir refeições e sim fornecer um equilíbrio a alimentação natural.

Suplemento/complemento nutricional e alimento enriquecido estão na mesma classe de produtos.

MITO – Os suplementos/complementos nutricionais oferecem macro e micronutrientes, ou seja, são fonte de proteínas, lipídeos e carboidratos, bem como, de vitaminas e minerais. Por trás da formulação destes produtos existem quantidades destes nutrientes adequadas ao consumo diário necessário e indicado para as crianças. Já o alimento enriquecido é aquele ao qual foi adicionada uma substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja acrescentando nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.

Os suplementos/complementos são capazes de prevenir deficiências no crescimento e desenvolvimento infantil.

VERDADE – O déficit nutricional causado por má alimentação pode afetar o sistema imunológico, causar lesões cutâneas e até alterações no paladar. Com um suplemento/complemento nutricional a criança tem supridas tais deficiências e assim fica menos exposta a riscos diretos em seu desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *