Recuperando-se de uma cesariana

Evite colocar-se limites de tempo. Emocionalmente, os sentimentos das mulheres em relação à cesárea variam em amplitude, desde aceitação até decepção ou profunda tristeza. Algumas mulheres necessitam do suporte emocional tanto quanto do suporte físico para uma recuperação saudável. Cada mulher se recupera e assume seu novo papel de maternidade em seu próprio ritmo. Com tempo, você retomará seu nível de energia e sensação de bem-estar.
Para Aliviar a Dor e Ajudar na Recuperação Física

No Hospital

 Solicite assistência física, e mantenha o botão para chamar as enfermeiras em fácil alcance.

 Tome medicação para dor o quanto for necessário para seu conforto. Tente evitar medicações para dor que contenham codeína, pois estas causam constipação, tornando difícil evacuar depois da cirurgia.

 Se possível, consiga um quarto privativo para que alguém da família possa ficar com você.

 Use travesseiros para apoiar seu abdome quando virar-se, sentar-se, tossir, e quando amamentar o bebê.

 Descanse tanto quanto possível e limite as visitas. Durma quando o bebê dormir.

 Balance-se numa cadeira de balanço assim que possível depois da cirurgia – para acelerar a recuperação e reduzir os gases.

 aça pequenas caminhadas.

 Coma alimentos nutritivos e beba muito líqüido. Evite bebidas geladas e gasosas.

 A cirurgia irá deixar seu trato digestivo lento. Para ajudar na constipação, tente um composto a base de fibras, não um laxativo.

 Cada vez que se colocar de pé depois da cirurgia, alongue-se para descomprimir os músculos estomacais e reduzir as aderências.

 Em casa

 Tenha vários locais organizados para a troca de fraldas assim poderá trocar seu bebê mais facilmente.

 Deixe outras pessoas fazerem os serviços domésticos como cozinhar, limpar e lavar roupas.

 Examine a incisão diariamente, ou peça para alguém fazê-lo, atentando para vermelhidão, que pode ser sinal de infecção.

Tenha uma lista das coisas a serem feitas, assim quando as pessoas perguntarem, você pode se lembrar do que precisa ser feito.

 Cuide somente de você mesma e de seu bebê.

 Lembre-se de não levantar nada mais pesado do que seu bebê.

 Fique de roupas de dormir, assim as pessoas se lembrarão que você está se recuperando de um parto e uma cirurgia.

 Por outro lado, algumas vezes tomar banho e vestir-se realmente faz maravilhas psicologicamente.

 Mesmo no hospital, vestir suas próprias roupas pode ajudar.

 Mantenha o bebê perto de você durante a noite assim não precisará levantar-se.

 Tenha uma cesta que você pode carregar facilmente com lanchinhos nutritivos, kit para unhas, loção hidratante, um livro e outras pequenas coisas necessárias.

 Coma bem e beba água abundantemente. Tenha uma jarra de água ou suco perto de você.

 Se você tem outros filhos, peça assistência de familiares e amigos para cuidar deles.

 Aumente as atividades gradualmente.

 Para estimular a recuperação emocional

 Mantenha seu bebê próximo de você tanto quanto possível e esforce-se para conhecer seu novo bebê.

 Amamente seu bebê para estimular os laços afetivos e liberar hormônios maternais benéficos.

 Compartilhe seus sentimentos com outras pessoas e fale sobre sua recuperação tanto quanto sentir necessário.

 É normal experimentar uma grande gama de emoções incluindo alívio, alegria, tristeza, raiva e sentimentos de perda ou fracasso.

 Escreva a história do nascimento do seu bebê.

 Escreva cartas para o hospital e seu médico, explicando o que você gostou e não gostou no seu parto – você pode enviá-las ou não, mas pode ser muito útil colocar seus pensamentos no papel.

 Busque ajuda de fontes disponíveis tais como grupos de apoio à amamentação, a pais e a mulheres que passaram por cesarianas.

 Leia livros sobre parto natural, parto cirúrgico e parto vaginal depois de cesárea. Há muitas razões pelas quais um parto pode ter terminado em uma cesárea. Se planeja ter mais filhos, é importante saber que é muito provável que você possa ter um parto normal da próxima vez.

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