Ultra-sonografia

O primeiro exame é geralmente realizado entre 6 e 8 semanas e serve para confirmar a gravidez normal, identificando o embrião dentro do útero, com os batimentos cardíacos bem evidentes. Este exame costuma ser realizado por via transvaginal por permitir mais detalhes do que quando realizado pelo abdômen nesta fase.

O segundo exame é geralmente indicado entre 10 e 14 semanas e oferece uma segurança muito grande sobre a idade gestacional, a boa formação do embrião além de possibilitar a medida da transluscência nucal, importante para avaliar o risco de anormalidades cromossômicas com a Síndrome de Down.

O terceiro exame é normalmente realizado entre 20 e 24 semanas e é chamado de Ultra-Som Morfológico Fetal do segundo trimestre. Esta é a época ideal para confirmar que o bebê é bem formado, já que é possível visibilizar todas as estruturas fetais importantes e descartar as principais malformações detectáveis ao ultra-som.

Nesta época costuma ser possível identificar o sexo fetal, sendo um exame muito prazeroso para os pais acompanharem porque dá para entender perfeitamente a formação do bebê.

Finalmente o último exame costuma ser realizado no terceiro trimestre, entre 32 e 36 semanas e serve para avaliar o peso fetal, a posição para o parto e também o bem-estar fetal através da medida do fluxo de sangue das artérias umbilicais (dopplerfluxometria fetal).
Cada médico solicita estes exames de acordo com as características individuais de cada gestação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *