Expulse a placa bacteriana dos dentes do seu filho

Cáries e problemas de gengiva são doenças causadas pelo acúmulo de bactérias instaladas nos dentes, que leva o nome de placa bacteriana.

Quando a higiene bucal do seu filho é incorreta, há o armazenamento de bactérias nos dentes, causando a placa bacteriana ou biofilme oral e as doenças periodontais, que levam à perda dos dentes. Após as refeições, se a escovação for mal feita ou deixar os dentes por horas sem escovar é possível sentir a camada da placa apenas passando a língua em contato com os dentes.

Todas as pessoas desenvolvem o biofilme oral, pois a proliferação de bactérias ocorre a todo instante na boca. Isso porque as bactérias conseguem crescer e sobreviver por meio da nossa dieta e saliva. Se a placa não for removida todos os dias de forma correta, ela pode assumir o formato mineralizado, chamado de tártaro. Quando isso acontece, a remoção só é realizada com procedimentos clínicos executados por profissionais da saúde oral.

O açúcar é um grande amigão da placa bacteriana. É na presença de hidratos de carbono, encontrado no açúcar, que a placa produz ácidos destruidores dos tecidos duros e protetores do dente, como o esmalte e a dentina. Quando esses ácidos são produzidos constantemente o esmalte fica deteriorado e o dente desprotegido, iniciando o processo da cárie.

A inflamação gengival também é uma doença causada pela placa bacteriana, que pode progredir e se tornar uma gengivite (gengivas avermelhadas, inchadas e sangrentas).

A placa, nos locais de maior incidência, pode ser identificada por meio de produtos que colorem os locais mais afetados. Esse produto pode ser utilizado regularmente para ajudar a identificação da placa e aprender a escovar mais os lugares de maior incidência.

O processo de formação da placa é constante na cavidade oral, porém não há motivos para desespero, há como prevenir a acumulação e as consequências dessas bactérias que vivem no dente. Veja na tabela as formas de prevenção e certifique-se de que seu filho siga todas elas.

* Escove cuidadosamente todas as superfícies dos dentes pelo menos duas vezes por dia;
* Use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes e no sulco gengival;
* Modere o consumo de alimentos e bebidas açucarados (bolos, bolachas, pão achocolatado, batatas fritas, refrigerantes, etc.), pois estes facilitam a adesão das bactérias às faces dentárias e são usados para a produção de ácidos que destroem os dentes;
* Se necessário, existem agentes antibacterianos (como a clorhexidina), amplamente aplicados em medicina dentária, através de soluções de bochecho ou em dentífricos e que apresentam altas taxas de eficácia na redução e controle do biofilme oral. Aconselhe-se com um profissional de saúde oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *