O que previne o aparecimento de estrias

60% das mulheres possuem estrias, que geralmente surgem na adolescência e na gravidez, com maior incidência entre 14 e 20 anos

É lógico que a maioria das mulheres odeia as estrias, ninguém gosta de ver a pele marcada, ainda mais no século XXI, quando o corpo é um dos maiores aliados para melhorar a convivência social. As estrias são o estiramento da pele. Elas possuem forma de cicatrizes (linhas esbranquiçadas ou vermelhas), apresentam rugas finas ao longo do eixo e não são nada estéticas! Os principais locais que elas surgem são: bumbum, mamas, barriga, culotes, coxas e quadris.
Manter a pele sem estrias, não depende só de você, fatores físicos, genéticos e hormonais atuam na origem das estrias. Elas podem atingir mulheres, homens, adolescentes e até crianças. Os exercícios físicos, a alimentação e, principalmente, os cosméticos contribuem bastante para manter a pele saudável e longe de algumas das principais inimigas das mulheres.
Preste muita atenção! As estrias são tratadas por alguns médicos como “normais e inevitáveis”, porém o cuidado com o corpo e a estética são duas considerações bem relevantes perante a Organização Mundial da Saúde (OMS), que trata a saúde como “bem estar físico, orgânico e psicológico do indivíduo”. Portanto, a estética do adolescente e da mulher pode alterar a autoestima e desenvolver conflitos no convívio social.

Prevenção

Alguns emolientes são recomendados para prevenir as estrias. Eles nutrem e hidratam, melhorando a umidade da pele. A aplicação melhora a extensibilidade e elasticidade da pele, diminuindo a perda de água. A utilização na gravidez é fundamental para a prevenção das estrias.

Na formulação dos hidratantes como auxiliar na prevenção de estrias durante a gravidez, devem conter ingredientes hidrofílicos (glicerina e ácido láctico, que hidratam de maneira ativa) e hidrofóbicos (ácidos graxos que preservam o estado de hidratação, evitando a perda de água por evaporação e promovendo a hidratação passiva). Alguns emolientes chegam a ação hidratante prolongada, por até 24 horas.

Alimentação e vida regrada previnem estrias

Para hidratar o corpo por dentro também, a recomendação é beber cerca de oito copos grandes de água por dia (2 litros). Evitar engordar demais e rapidamente, para isso elimine doces e gorduras da dieta e pratique exercícios físicos regularmente. Alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas) são indispensáveis para sintetizar as fibras colágenas da pele, garantindo a elasticidade natural e evitando a formação das estrias. A vitamina C deve ser consumida diariamente, três vezes ao dia. As carnes vermelhas são boas fontes de colágeno.

Cigarros, roupas apertadas, engordar e emagrecer num período curto de tempo, exercícios com aumento excessivo e abrupto da massa muscular também contribuem para o aparecimento de estrias.

Se você é uma futura mamãe lembre-se que prevenir é melhor que remediar, então, desde o começo de sua gestação, hidrate seu corpo, cuide de sua alimentação e procure não engordar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *