Como escovar os dentes dos bebês

Muitos não sabem, mas bebês precisam escovar os dentes! O mais surpreendente: a higiene oral deve ser feita mesmo antes de os dentes nascerem! Parece desnecessário, não é verdade? Afinal, se nem dentes têm, pra que limpar?

Assim como com os adultos, a boca das crianças, inclusive bebês, deve ser higienizada após as refeições. Resquícios dos alimentos – inclusive do leite materno – ficam acumulados na boca, tanto na língua quanto gengiva e bochechas. Isso leva a um consequente maior acúmulo de microorganismos, que se alimentam desses restos.

Para os bebês mais novos, como os recém-nascidos,eles aumentam o risco de infecções, como o sapinho (causada por um fungo). Com o nascimento dos dentes, a cárie passa a ser uma ameaça. Sim, bebês podem ter cáries. E a maior incidência é no grupo de bebês que tomam mamadeira com açúcar antes de dormir (sem fazer higiene depois) e durante a noite. Dentes-de-leite comprometidos podem dar origem a dentes permanentes mal formados.

O primeiro passo para realizar a higiene adequada na boca de seu filho é escolher a escova de dentes ideal. Existem modelos específicos para cada idade. Eles levam em consideração o tamanho da boca, a quantidade de dentes provável e o tipo de dentição (dentes-de-leite ou permanentes). Têm cerdas macias, cabeça pequena e pontas arredondadas. As decoradas podem ajudar a estimular a criança a aceitar a escovação. Até mesmo bebês que ainda não têm dentes podem usar escovas de dente especiais, apesar de não serem indispensáveis.

A higiene para bebês pode ser feita satisfatoriamente com gaze (ou a ponta de uma fralda de tecido) molhada em água filtrada e em temperatura ambiente. Passe no interior da boca suavemente, limpando a língua, as bochechas e gengivas. O ideal é que o bebê não esteja completamente deitado, pois esta é uma posição que favorece engasgos e infecções de ouvido – a posição deve ser evitada inclusive para a amamentação. Mantenha o bebê no colo ou mesmo deitado com um travesseiro ou almofada, de forma que a cabeça esteja um uma posição mais elevada que o corpo.

Quando o bebê já tem dentinhos, você pode colocá-lo sentado no colo e pedir que ele abra a boca. Se precisar, ajude mantendo a boca aberta com sua mão. Faça o bebê segurar a escova junto com você; assim, ele já começa a aprender os movimentos realizados.

Crianças que estão se tornando mais independentes podem, em um primeiro momento, escovar os dentes sozinhas. Em seguida, você escova novamente seus dentes, para assegurar que a higiene seja completa.

Os movimentos da escovação devem ser os mesmos do adulto, limpando dente por dente, além das bochechas, gengivas e língua. Mesmo com todos esses cuidados, não esqueça: as visitas regulares ao dentista podem começar já antes do nascimento dos primeiros dentinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *