Líderes do século XXI

Quantas vezes você já leu a biografia de um grande líder e descobriu que, quando criança foi tranqüilo, reservado e tímido? São  essas as qualidades naturais de um líder? Claro que não! Essas pessoas desenvolveram suas qualidades de liderança na vida adulta. Desenvolver habilidades de liderança na fase inicial pode fazer a diferença na vida da criança. Algumas crianças parecem destinadas a tornarem-se lideres, devido suas habilidades de comunicação e natureza confiante. Outras, requerem o treinamento de pais e educadores atentos e preparados.

Muitas crianças andam na corda bamba entre a orientação dos pais e a influência do grupo de colegas. Ser passivo e simplesmente negar tal fato, deixa a criança suscetível a todos os tipos de influências externas. É preciso uma atitude pensada e assertiva o suficiente, a fim de proteger os futuros ideais dos pequenos.                                                                                                                               De fato, pode-se argumentar que pais e educadores podem influenciar o tipo de líder que vão construir, através do tipo de ensino que lhes dão, pois nesta fase  estabelece-se os fundamentos da personalidade, que nas sucessivas fases da vida são consolidadas e refinadas.

As ciências contemporâneas, e, especialmente a neurociência, nos diz que sem uma direção cientificamente concebida de estimulação, pode comprometer a formação da criança. O ambiente social e os estímulos direcionados possibilitam o desenvolvimento máximo dos potenciais de toda criança.

Daí a extraordinária importância desta época para o futuro da criança como individuo e a necessidade de compreender as suas peculiaridades: as causas e condições do seu desenvolvimento, o curso de seus processos biológicos e maturacionais, psicológico e social, a fim de exercer uma influência positiva sobre esses mecanismos e estruturas que estão em pleno desenvolvimento, permitindo a formação de uma pessoa saudável, apta e capaz de ajudar a transformar o mundo.

As conversas que mantêm com seu filho desde o nascimento, tem um efeito profundo sobre o futuro dele. Certifique-se de ter tempo para conversar com ele todos os dias, de estar envolvido com o que está acontecendo em sua vida. Apoie sua independência, pensamento critico e criatividade. Incentive, sua coragem e confiança. Inspire, responsabilidade e integridade sempre.

Ao fazer isso, você está sendo um líder, e estará desenvolvendo as habilidades de liderança da criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *