Como organizar a festa do seu filho…

Chegou o momento de festejar o aniversário do seu filho. E ele merece a melhor festa.
E para que saia tudo muito perfeito e de forma harmoniosa, discutiremos alguns pontos

A Escolha do Tema – Em aniversários de crianças, a escolha da mesa temática (ou do tema) é a atividade que mais consome tempo, por isso vale a pena pedir sugestões de pessoas mais experientes que poderão ajudar na definição. Se for possível, procurar sempre visualizar as mesas temáticas por acesso a fotografias. É bom ficar bem atento aos detalhes como: cores, a sintonia das toalhas de acabamento das mesas temáticas e do painel decorativo (que normalmente acompanha a locação), a representatividade das peças que compõem as mesas decoradas e os componentes das mesas temáticas. Muito importante: não deixar a escolha do tema para a última hora. O ideal é fazer a reserva com uma antecedência de 60 dias, para não correr o risco de não conseguir fazer a locação do tema desejado ou de acordo com os convites que eventualmente, já foram distribuídos aos convidados. Planejar é necessário, sempre com a visão do todo.

Os Convites
– Escolher um modelo de convite que tenha beleza e qualidade de apresentação é muito importante, por ser aí o cartão de entrada da festinha de aniversário. O tema do convite precisa ter uma sintonia bem afinada com o tema da mesa temática escolhida. Solicitar orientação nas lojas de locação é sempre bom para que a escolha seja a mais acertada, considerando que as pessoas que ali trabalham, lidam com esse assunto a todo o momento. Se optar por fazer um convite exclusivo com a foto da criança, antes de obter a versão final, faça questão de ver a prova das amostras antecipadamente, para evitar surpresas desagradáveis com o produto final.

As Lembrancinhas
– Uma festinha de aniversário infantil que se preza oferece sempre uma Lembrancinha de Mesa (ou uma recordação do aniversário) à altura do evento. Esse item reflete bem e registra o aquele “momento”. Porém, a escolha da lembrancinha requer muito critério (normalmente, as mães são bem mais atenciosas neste quesito). Ficar atento para a harmonia e sintonia com o tema, o acabamento, a segurança, o tipo de material utilizado (não pode ser tóxico, se for utilizada tinta na pintura, tem que estar bem seca e não pode manchar se molhar), as cores tem que ser bem vivas, a quantidade tem que ser adequada (importante, pois se a lembrancinha for exclusiva, pode custar bem mais caro solicitar peças adicionais). Ter uma reserva entre 10 a 20% (dez a vinte por cento) a mais é recomendado, pois pode aparecer na festinha aquela visita inesperada. Algumas pessoas, por questões econômicas ou por uma definição pessoal, optam por fazer a própria lembrancinha. Isso é bastante salutar, pois pode ser um bom exercício para mostrar a sua criatividade. Entretanto é preciso ter habilidade para lidar com o assunto, pois os convidados notam e comentam sobre: o acabamento, a combinação de cores, o material utilizado, a harmonia, e assim por diante. Reserve sempre uma lembrancinha para você (papai ou mamãe da criança aniversariante), porque aquele momento não se repete!

O Local da Festa
– Fazer a festa de aniversário de criança em apartamento não é muito conveniente. O ideal é utilizar o salão de festas do prédio, por ser mais adequado e ter um custo mais acessível. Quando este for o caso, atentar para os horários e as regras do condomínio ou da administração do salão de festas. Existem atualmente, diversos salões de festas para locação em locais específicos com preços bastante variáveis, de acordo com a infra-estrutura disponível. A escolha deve levar em conta: a localização, o acesso, o estacionamento para os convidados, as instalações (hidráulicas, elétricas e sanitárias) a luminosidade, a segurança (de maneira geral), a acústica e a aparência (o visual do local). Ao fazer a locação do salão de festas, atentar para os detalhes que estão registrados no contrato de locação, para evitar surpresas futuras na hora de fazer a entrega do salão (devolver o salão). Conferir atentamente tudo aquilo que está sendo locado (ou liberado para o uso) e, de preferência deixar alguém responsável para fazer o check-list do recebimento e da devolução do salão e ou dos acessórios/equipamentos locados. A reserva deve ser feita com bastante antecedência, principalmente porque o endereço do mesmo tem que ser citado nos convites (para isso, se o local não for popular, fazer um mapa de maneira a deixar bem claro como os convidados podem chegar até o local do evento). Nunca abra mão de visitar o local antes de ratificar a locação. Fique sempre atento a todos os itens registrados no contrato (as cláusulas devem ser bem claras e de fácil entendimento). Já é uma prática de mercado a exigência de Cheque-caução para garantir o acerto final da contratação e inibir a possibilidade de danificação dos bens locados.

As Comidas e Bebidas
– Este item é de fundamental importância, principalmente porque existe a necessidade de se fazer a escolha certa do fornecedor. Se a comida for feita no próprio local, atentar bem para os cuidados de higiene, acomodação e de segurança. Escolher, preferencialmente a comida de acordo com as condições climáticas, devido à sensibilidade de alguns ingredientes ou da mistura destes. Ficar atento às bebidas, pois crianças não têm noção para distinguir entre um refrigerante e certas bebidas alcoólicas. O uso de copos, talheres, pratos e garrafas descartáveis é o mais recomendado, por questões de higiene e para se evitar possibilidades de pequenos acidentes. Maior praticidade se tem utilizando os serviços especializados em buffet. As recomendações básicas são as mesmas do item anterior ao se contratar um serviço de buffet (escolher bem o fornecedor, de preferência aquele que tenha boas referências). É muito comum a empresa especializada em serviços de buffet oferecerem a degustação dos produtos que são oferecidos. É uma boa oportunidade para dirimir eventuais dúvidas.

Dicas

Convidados
Para não faltar nada a ninguém é sempre bom calcular pelo menos mais uma pessoa para cada convidado com menos de 7 anos.
Convidar pessoas que não tem filhos não é tão agradável, pois não é um dos programas favoritos dos adultos. Convide aqueles que sejam muito íntimos dos familiares, como madrinhas e padrinhos e amigos próximos.

Convites
Opte sempre por fazer o convite por algo que seja escrito e não por telefone. Pois até mesmo não haverá enganos sobre endereços, data e horários. Não precisa ser um convite muito formal, apenas algo apresentável.
Deve-se convidar no mínimo uma semana de antecedência sobre a festa.

Comidas e bebidas
Criança gosta de cachorro-quente, sanduíches, salgadinhos assados, pão de queijo, mini-hambúrgueres, pipoca e refrigerantes. Brigadeiro é o doce preferido, bem como balas e minichocolates. Aos adultos, podem ser servidos canapés e sanduíches mais sofisticados. Para beber, o mais comum é oferecer cerveja, mas uísque e champanhe também são boas escolhas.

Presentes
Os presentes deverão ser abertos somente no final da festa, para não haver tumultuo entre os convidados mirins. Nos bufês, uma recepcionista anota o nome do convidado no pacote para que os pais do aniversariante possam saber quem deu o quê. Nos dias seguintes, é simpático ligar para comentar e agradecer.
Os presentes para crianças de menos de 1 anos, é indiferente o que seja, pois a criança nessa idade não entende o que esta acontecendo. Mas lembre-se que o presente deve agradar as crianças e não os pais.

Horário
O melhor horário para a festa é às 17h. Caso for de sábado ou domingo, pode ser mais cedo.
Não é deselegante marcar hora para a festa terminar, mas sim necessário, especifique no convite o limite de horário, por exemplo, 17h às 20h

Lembrancinhas
A lembrancinha não é obrigatória, mas foi institucionalizada nos últimos anos. Os pequenos convidados sempre esperam por ela no final da festa. Pode ser desde balas, pirulitos e bombons até brinquedinhos ou material escolar, como lápis de cor, massinhas de modelar, livrinhos de colorir. O importante é usar a criatividade e evitar peças pequenas demais, perigosas para crianças menores de 3 anos.

Boa Festa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *