10 DICAS PARA MELHORAR AS DORES NAS COSTAS

Você sente muita dor nas costas? Vive reclamando, mas não sabe o que fazer para amenizar a dor? Saiba que é possível corrigir a postura e acabar com o desconforto através de simples mudanças nos hábitos diários.

Durante a gravidez as articulações ficam com maior mobilidade e isto freqüentemente ocasiona dores nas costas e em articulações como o joelho e o tornozelo.

As gestantes geralmente têm uma postura que provoca dores nas costas, devido ao aumento da lordose lombar, além disso, o aumento excessivo de peso também colabora para a incidência de dores osteoarticulares, explica Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.

Para minimizar as dores é preciso fazer exercícios de alongamento e fortalecimento. Evitar permanecer na mesma posição por períodos prolongados. Quando sentada, permaneça em uma posição ereta e mantenha os pés levemente elevados com a ajuda de algum suporte não muito alto, essas e outras 10 dicas o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa elaborou para amenizar o desconforto das futuras mamães, confira:

1- Alongue-se diariamente (os músculos mais flexíveis melhoram a postura e alivia as tensões musculares);

2- Mantenha-se no peso ideal (o peso excessivo contribui para uma maior pressão nos discos vertebrais)

3- Sente-se corretamente (sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use sempre cadeiras firmes, descanse os braços e mantenha os joelhos elevados);

4- Durma em uma posição confortável. O ideal é que você durma de lado, com um travesseiro entre as pernas e em uma posição que garanta que sua cabeça esteja alinhada com os ombros. Nunca durma de bruços;

5- Ao pegar um objeto no chão ou carregar peso, flexione sempre os joelhos, mantendo abdômen contraído;

6- Ao dirigir colocar o banco mais próximo do volante, ficando com os joelhos acima do quadril e as costas apoiada no encosto;

7- Evite dormir em colchão muito mole, o mais indicado é o semi-ortopédico;

8- Em qualquer trabalho ou atividade lembrar sempre de mudar de posição o mais frequentemente possível;

9- Fortaleça os músculos do abdômen e da coluna;

10- Faça atividade física regularmente, porém exercícios sem impacto e/ou sobrecarga articular.

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