CUIDADO COM A GRIPE NA GESTAÇÃO

De acordo com a otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integradas Angela Shimuta (CRM-94463-SP), o sistema imunológico da gestante fica vulnerável a diversas infecções incluindo gripes e resfriados.
“A grávida deve procurar ajuda médica assim que notar os sintomas da gripe para evitar que o quadro se agrave. A gripe não tratada pode desenvolver na gestante infecções secundárias como: a pneumonia, sinusite, faringite ou amidalite, colocando em risco a sua saúde e do bebê”, explica a otorrinolaringologista.
A melhor maneira de prevenir uma gripe durante a gravidez e tomar a vacina da gripe. Ela e segura para a mãe e para o bebe
Atchim! Estou com gripe e agora?
Os sintomas da gripe geram alguns desconfortos para as mamães como baixa resistência, cansaço físico, dores musculares e mal estar. Para aliviar esses sintomas a melhor indicação é o consumo de produtos naturais.
“Manter uma alimentação saudável que inclua verduras, legumes, frutas que são ricos em vitamina C, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo as chances da gestante ficar gripada”, destaca a médica Angela Shimuta.
A recomendação é beber bastante água, faça um chá de mel com limão para amenizar a dor de garganta e sucos de laranja para combater a desidratação. Não deixe de consumir alimentos nutritivos como frutas, torradas de pão integral ou leite. Caso, o seu nariz estiver muito entupido, faça uma inalação apenas com soro fisiológico para melhorar a sua respiração.
Evite o excesso de doces, frituras e opte por alimentos saudáveis que podem cooperar para o desenvolvimento do seu bebê.
Algumas mães ficam preocupadas com a gripe e se ela pode ou não afetar o seu bebê.
“A mãe deve ficar tranquila, pois os sintomas da gripe não afeta o bebê. O útero protege a criança dessa infecção. Porém, a gestante deve ficar atenta para não tomar nenhum medicamento sem orientação médica. Dependendo do remédio, ele pode interferir no processo da gravidez”, alerta a otorrinolaringologista, Angela Shimuta.
É importante a mamãe repousar bastante e voltar somente á rotina quando estiver totalmente recuperada dos sintomas da gripe.
Posso tomar algum medicamento?
As gestantes estão proibidas de tomar qualquer remédio para combater a gripe sem orientação médica. Sabe por quê? Os antigripais ou os descongestionantes nasais contêm substâncias prejudiciais à saúde da mãe o do bebê.
“Em alguns remédios são encontrados vasoconstritores como também a epinefrina, eles podem desencadear o aumento de pressão e provocar hipertensão, taquicardia, entre outros problemas”, orienta a médica Angela Shimuta.
Se os sintomas da gripe e a febre alta permanecer, a gestante pode tomar o paracetamol, é o único indicado para as mamães. Os outros analgésicos compostos de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios interferem diretamente na gravidez e podem retardar ou alterar o trabalho de parto.
Hábitos saudáveis contra gripe
Adicionar alguns hábitos no combate à gripe pode ajudar a aliviar a febre alta, o nariz entupido e a indisposição, sem precisar apelar para os medicamentos que são prejudiciais a saúde do bebê. Confira algumas dicas da médica Angela Shimuta para fortalecer o seu sistema imunológico e evitar que a gripe apareça por mais de uma vez:
Dieta balanceada
Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. Opte pela laranja que é riquíssima em vitamina C, ela é uma forte aliada para combater esse tipo de infecção.
Beba bastante líquido
Não fique desidratada. Beba bastante água ou chás. Mas, consuma somente chás de ervas e evite os de cafeína.
Descanse bem
Aproveite para repousar, leia um livro ou assista tv. O importante é você evitar esforços físicos e ficar descansada.
Cuidando da febre alta
Caso, a sua febre esteja muito alta a melhor recomendação é tomar um banho com água morna para diminuir a temperatura.
Nariz entupido
Caso você não tiver nebulizadores para fazer a inalação com soro fisiológico, ferva a água e coloque a água quente numa bacia com folhas de menta, e logo em seguida, inspire o vapor. Garganta inflamada Tome um bom chá de mel com limão e faça gargarejos com água e sal para aliviar a garganta inflamada.
Quando procurar ajuda médica?
Não hesite em procurar o seu médico nas primeiras 24 horas quando você acordar com dores no corpo, no peito ou na cabeça e febre alta, vômitos, tremores, tosse com secreção mais espessa e escura. Esteja atenta para os sintomas para evitar que a gripe se torne uma infecção secundária.

Fonte- Dra. Angela Shimuta (CRM: 94463 – SP) Otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada
site- www.especialidadesintegrada.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *