DESCONGESTIONANTES SÃO SEGUROS PARA O BEBÊ?

Muitos também insistem na prescrição de um descongestionante nasal. No entanto, a especialista explica que mesmo os de uso pediátrico não são compostos apenas de soro fisiológico. “Alguns contêm cloreto de benzalcônio, um agente conservante que pode irritar a mucosa do nariz”, alerta. E a melhor maneira de saber se o descongestionante nasal infantil que está sendo comprado tem ou não o cloreto de benzalcônio, peça para ler a caixa antes de efetuar a compra, pois essa informação costuma estar em letras miúdas na lateral.
Já os descongestionantes de uso adulto têm uma substância chamada nafazolina, que em crianças (principalmente em menores de um ano e lactentes), pode causar uma série de problemas de saúde. “Depressão do sistema nervoso central (SNC), letargia, diminuição da frequência respiratória e cardíaca, hipotermia, sendo necessário, em muitos casos, a internação para monitorização e controle”, afirma a médica.
Como limpar o nariz das crianças?
A limpeza nasal deve ser feita com o uso de solução fisiológica, aplicada por meio de sprays nasais ou conta-gotas. “Não é indicado utilizar o produto gelado, pois essa temperatura pode deflagrar reações indesejáveis”, diz a médica. Para obter a temperatura ideal, basta segurar o frasco com as mãos por alguns minutos.
De acordo com Ângela, a maneira mais correta de efetuar a limpeza nasal em bebês ou crianças menores é utilizando spray nasal dosimetrado, pois em cada bombeada será liberada uma pequena quantidade de solução, ideal para atingir uma grande área de contato, sem induzir a sensação de afogamento causada pelos conta-gotas usuais, que assusta os pequenos e dificulta a aplicação do medicamento.
Já existem disponíveis no mercado, descongestionantes nasais em spray à base de soro fisiológico puro, livre de conservantes. E a forma mais indicada de aliviar este desconforto é buscando orientação do pediatra. Ele irá saber indicar o produto mais adequado para tratar o bebê.
Fonte- Otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integradas Ângela Shimuta (CRM-94463-SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *