IQUE EM FORMA DEPOIS DA GRAVIDEZ COM TREINO DE FISIO TEG

Manter-se no peso ideal durante os 9 meses de gestação, e principalmente recuperar a forma física após o parto e amamentação, é um dos grandes desafios de toda futura mamãe. Segundo estudos, o ganho adequado de peso na gravidez é de 10 à 15 kg, de acordo com o IMC ( Índice de Massa Corpórea), mas isso vai depender da alimentação e de uma atividade física direcionada e supervisionada.
Após o nascimento do bebê, a combinação de uma dieta balanceada, atividade física (liberada pelo médico num período de 30 à 60 dias após o parto) e amamentação ( à qual resulta numa perda calórica de aproximadamente 400 kcal ao dia), contribui para a recuperação da forma física.
Alguns exercícios são mais indicados para essa primeira fase ( os 03 meses logo após o parto). Seriam eles de baixo à moderado, podendo evoluir para o mais avançado após essa fase, principalmente se a mulher já se exercitava antes da gravidez. Na realidade, o profissional que irá ministrar os exercícios devem estar atentos com as articulações, fragilizadas ainda pelo hormônio relaxina, que mesmo deixando de ser produzido após a gestação, ainda circula por esses 03 meses. Esse hormônio é responsável por relaxar os músculos da pelve e facilitar o parto.
“A combinação de exercícios direcionados, que promovam força, alongamento, trabalho postural e consciência corporal, porém sem impacto e/ou sobrecarga articular, é o mais indicado”, afirma Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisioterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
Uma modalidade nova e que vem trazendo muitas adeptas e resultados rápidos, além de melhorar num período muito rápido o condicionamento cardio-vascular e acelera a queima de gordura é a Fisiotag.
A Fisiotag é uma modalidade de treinamento estrutural global, ou seja, uma espécie de reabilitação usada para preparar o corpo para o retorno ao gestual esportivo, manter a forma física e o condicionamento global. Os exercícios são controlados e coordenados, trabalhando o corpo de forma global, podendo dar ênfase no grupo muscular exigido pelo aluno(a), no caso abdômen e períneo no caso das mulheres que tiveram filhos.
“O treinamento associa diversas modalidades aplicando técnicas de treino funcional, RPG, Pilates, Isostretching( alongamento), fortalecimento do sistema musculo-esqueletico, resistência, e trabalho aeróbio, num único treino. É individual e totalmente personalizado, de acordo com as necessidades de cada pessoa e atende desde o nível básico ao avançado”, explica o fisioterapeuta.
Como não tem impacto, é possível realizar atividade física de alto rendimento, mesmo para mulheres que sofram de hérnia de disco, artrose, osteoporose, lesões no quadril e joelho, muito comum com aumento de peso na gestação. É indicado para todas as idades, da sedentária até mesmo atleta de alto nível.

Fonte- Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética
Site- www.zahra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *