PILATES NA GRAVIDEZ

“Muitas mulheres acreditam ter o Pilates como uma das melhores atividades para essa fase. E elas não deixam de estarem certas, pois além de ser uma atividade de baixo impacto, ela fortalece toda a musculatura da cintura pélvica, ou seja, de sustentação do centro do corpo (Abdômen, coluna lombar, pelve e glúteos), as quais serão bastantes recrutadas no período de gestação”, explica o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética.
O Pilates é um método de condicionamento físico, o qual trabalha força, flexibilidade, respiração, concentração, equilíbrio e consciência corporal e/ou postural. Todos os exercícios são coordenados e controlados, diminuindo assim, o risco de impacto e sobrecarga articular.
O Pilates quando realizado na gravidez, previne e auxilia vários problemas comuns às grávidas, como:
– O mau alinhamento da pelve, que gera pinçamento do nervo ciático, fortalece abdômen e glúteos, dando melhor sustentação a coluna (aliviando as dores lombares);
– Melhora a irrigação sanguínea dos MMII (pernas), evitando inchaço e varizes.
– A respiração correta auxilia na gravidez e na hora do parto, deixando a mulher mais tranqüila. Também oxigena a musculatura, melhorando a falta de ar, devido a pressão no diafragma pela pressão abdominal.
– Além da flexibilidade, firmeza e delineamento muscular, a consciência postural apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação. Ficar de pé, sentar-se, caminhar, levantar-se depois de estar sentada, sentar-se ereta depois de estar deitada, aprender a levantar-se corretamente são alguns dos benefícios para o corpo proporcionado pelo método Pilates.
Fonte- fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo- esquelética e pós-graduado em fisoterapia traumato- ortopédica, do Zahra Spa & Estética
Site- www.zahra.com.br

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