SAIBA COMO LIDAR COM A DESCAMAÇÃO DO COURO CABELUDO

Essa descamação do couro cabeludo ocorre devido aos resíduos superficiais e à oleosidade. “A caspa está associada à seborreia e constitui uma forma de transformação patogênica de um fungo chamado Pityrosporum Ovale, que existe na pele e devido à influência da seborreia adquire uma forma que se traduz pela descamação, mais ou menos, intensa e incômoda”, detalha o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM 106.504).
Além disso, é um problema crônico intermitente que pode desaparecer ou tornar-se menos grave durante o verão. “No entanto, o fungo que provoca a descamação existe na pele e não pode ser eliminado. Por isso, o problema pode ser controlado, mas não há cura definitiva”, diz o médico. A melhor maneira de lidar com o problema é apostando em um xampu anticaspa, duas vezes por semana, para manutenção e controle da situação.
Vale lembrar que o estresse pode desencadear e/ou acentuar o problema. Assim como a má alimentação (principalmente com alimentos com excesso de gordura e pobre em nutrientes) e o abuso de bebidas alcoólicas, já que o álcool inibe a atividade de algumas vitaminas do complexo B, que agem no folículo piloso, ou seja, na raiz dos cabelos, desequilibrando as glândulas sebáceas.
Como tratar o problema
A melhor maneira de tratar o problema é por meio de orientação médica. Adquirir cosméticos anticaspa sem orientação especializada pode até agravar o problema. “O produto ideal depende da situação do couro cabeludo (se está muito irritado ou não) e o tipo de caspa (se é muito oleosa ou não)”, ressalta o dermatologista.
Medidas para prevenir a caspa
Higiene é palavra-chave para evitar que a caspa se transforme em um incômodo. Por isso, lavar sempre os fios é necessário. “Quem tem cabelo oleoso pode lavar diariamente e quem tem cabelo ressecado, pode lavar em dias alternados”, ensina o especialista. E a seguir, ele oferece outras dicas importantes:
• Evite usar secador todos os dias. Optar pela temperatura mais fria é uma boa opção.
• Lave pentes e escovas periodicamente para remover micro-organismos.
• Na hora de passar o xampu, aproveite para massagear suavemente o couro cabeludo. Essa técnica ajuda na oxigenação da raiz.
• Não use condicionador na raiz dos fios. Apenas no comprimento e nas pontas.
• Lave o cabelo com água morna e, para retirar o condicionador, usar água fria, que dá mais brilho e vida aos fios.

Fonte- Dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM 106.504)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *