SANGRAMENTO NASAL EM GESTANTES: SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR

Segundo a otorrinolaringologista Angela Shimuta (CRM-94463-SP), da Clínica de Especialidades Integrada, o sangramento nasal é tão inconveniente que pode colocar a gestante em algumas situações desagradáveis. “As alterações hormonais e o aumento do volume de sangue podem causar a sensação de nariz entupido”.
O nariz pode ficar seco, irritado e suscetível a um sangramento caso a mulher sofra com alergia, sinusite e resfriado. “A maioria desses sintomas é causada pelas alterações nos níveis de estrogênio e progesterona que interferem na quantidade de sangue que circula pelo corpo. Gestantes que tem pressão alta são mais propensas a desenvolver hemorragias nasais”, destaca a otorrinolaringologista.
No entanto, as gestantes não precisam ficar apreensivas se notarem um sangramento no nariz. A hemorragia nasal geralmente é inofensiva e não causa preocupação. “Durante o inverno ou em climas secos os vasos podem se romper com facilidade, provocando o sangramento. Se você perceber que o sangramento é contínuo, mais de 20 minutos, não hesite em procurar um otorrinolaringologista para cauterizar o vaso nasal”, esclarece Angela.
O que fazer na hora em que o nariz começa a sangrar?
Ao notar o problema, o correto é pressionar a narina por pelo menos 10 minutos, evitar deitar ou colocar a cabeça para trás e a aplicação de gelo sobre o nariz também pode ser útil, neste caso, coloque um pano macio e limpo com o gelo em volta no nariz para ajudar a cessar o sangramento. “Manter alguns cuidados com o nariz pode ajudar e controlar a hemorragia nasal. Tenha cautela na hora que for assoar o nariz e beba bastante líquido
Alívio seguro
Para facilitar, a otorrinolaringologista elaborou algumas dicas para prevenir o sangramento durante a gestação. Anote:
• Converse com o seu otorrinolaringologista sobre o uso de soro fisiológico ou umidificador para evitar que suas narinas fiquem secas. Evite fumar e usar perfumes com cheiros fortes
• Beba bastante água para manter todos os tecidos hidratados durante toda a gestação.
• Ao assoar o nariz, faca com delicadeza para evitar que ocorra um sangramento forte.
• Mantenha calma na hora de controlar o sangramento

Fonte- Otorrinolaringologista Angela Shimuta (CRM-94463-SP), da Clínica de Especialidades Integrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *