VOCÊ SABE O QUE É MIOMATOSE UTERINA?

Os miomas uterinos são uma espécie de massa composta de tecido muscular que se aloja no útero. Fatores hormonais são citados como o responsável pelo crescimento desses tumores benignos, que diminuem bastante após a menopausa. As causas do surgimento dos miomas ainda são desconhecidas. A doença possui características distintas, podendo se resumir a um ou vários tumores, de pequenos a grandes volumes.
Os sintomas a Miomatose Uterina são diversos e por vezes desencadeiam outras patologias. Entre todos, o mais freqüente é o sangramento uterino anormal, caracterizado pelo fluxo menstrual intenso, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. “Alguns sintomas compressivos podem ocorrer, tais como aumento da freqüência urinária por compressão de bexiga, retenção de urina por compressão do canal da uretra, cólicas menstruais, constipação intestinal e compressão dos vasos pélvicos, causando varizes e inchaços nas pernas”, explica o médico ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.
A doença pode ser diagnosticada facilmente através de um exame físico e exames complementarescomo por exemplo a ultrassonografia. A ultrassonografia pélvica transvaginal irá revelar deformidades no útero e a localização e tamanho desses miomas. A mulher com Miomatose apresenta uma cavidade uterina assimétrica, expandida e com nódulos. Outro exame com capacidade de avaliar os tumores é feito no intuito de descartar condições malignas.
Infelizmente não há relatos de prevenção desta doença, mas se sabe que há tratamentos específicos para o combate dela. Feito de maneira individualizada, o médico saberá definir se há necessidade de intervenção cirúrgica ou de apenas remédios. Em casos simples, é realizada uma cirurgia para a retirada dos miomas, em casos mais graves há a necessidade de retirada do útero.

Fonte- Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho
Site- www.domingosmantelli.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *