APOSTE NOS ALIMENTOS AMARELOS E ALARANJADOS

No Brasil, os alimentos de cores amarelo-alaranjadas têm seus benefícios amplamente conhecidos, afinal quem nunca ouviu a avó ou a mãe falando “Coma mamão e cenoura para ficar bem morena”? Este conhecimento popular passado de geração a geração tem fundamento e é cientificamente comprovado. A culpa (ou solução) é do caroteno, conhecido como o pigmento da saúde, que potencializa a melanina da pele, ajuda a manter a cor e tem uma ação antioxidante. É essa substância que dá essa cor característica a alimentos como o mamão, milho, manga, gema de ovo e frutas cítricas e seu principal componente é o betacaroteno (vitamina A), um potente antioxidante que têm como uma de suas principais funções a proteção da pele, além da visão, mucosas e do sistema imunológico.
Cenoura, queijo mussarela, ovo, manga, mamão, abóbora, milho, banana, abacate e pimentão amarelo são alguns exemplos de alimentos desse grupo. “O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, mas tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de Vitamina A. Como os alimentos amarelos e alaranjados são ricos nesta substância, o ideal é os ingerirmos diariamente”, recomenda dermatologista.
Além de proteger a pele, mucosas e o sistema imunológico, são muitos os benefícios dos alimentos ricos em betacaroteno, indo da prevenção à degeneração macular ao combate à catarata e cegueira em idosos. “Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições alimentos amarelos e alaranjados, principalmente fumantes e quem consome álcool”, alerta o médico.
Confira abaixo quais são as funções que fazem dos alimentos amarelos e alaranjados fundamentais para saúde:
Prevenção de Catarata e Cegueira – A luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes principalmente no milho e no ovo, são importantes para a visão.
Ação Anti-inflamatória – Outro caroteno presente principalmente no mamão, na manga e tangerina é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação anti-inflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade.
Antialérgica – Principalmente nas frutas cítricas, como laraja, limão, acerola e maracujá, a Hesperidina tem ação antialérgica e anti-inflamatória.

Fonte: Dr. Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), médico dermatologista com prática em oxidologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *